CIRCOS: Comunicar, Intervir, Refletir, Colaborar, Operacionalizar e Socializar

2017-09-18 12:05:28

Os objetivos do CIRCOS são:

- Partilhar materiais entre os intervenientes da ação de formação;
- Avaliar formativamente o desenrolar de todos os conteúdos e temáticas (avaliação interna ao processo e centrada no formando);
- Promover o trabalho colaborativo durante e após a conclusão da ação;
- Comunicar/dialogar sobre os efeitos da ação;
- Facilitar e apoiar o trabalho autónomo e o desenho de estratégias de intervenção na sala de aula;
- Monitorizar o desenrolar da ‘atividade pedagógica’ decorrente da ação, promovendo a partilha e a comunicação entre formandos e formadores.

Com a utilização do CIRCOS conseguir-se-á promover momentos regulares de partilha de ideias e sugestões, tornando-se estas do conhecimento de todos os intervenientes, maximizando desta forma a sua participação. O CIRCOS facilitará o acompanhamento/desenvolvimento de toda a ação, assim como a avaliação à posteriori da conclusão da mesma, podendo desta forma medir-se a participação dos formandos e a exequibilidade dos conteúdos em contexto escolar (sala de aula).

Não se pretende que haja uma ligação constante, síncrona, dos intervenientes, mas que estes utilizem o CIRCOS como mais uma forma de promoção do sucesso, de expansão de novas metodologias e estratégias (boas práticas), assim como de operacionalização dos princípios/objetivos das ações de formação.

Este espaço encontra-se na drive da conta de correio eletrónico: circos.cffh@esfh.pt