Redes de conhecimento, trabalho e partilha do CFFH
2022-03-13 15:30:03
Rede inclusão - As escolas associadas ao CFFH, através dos coordenadores das EMAEI e com a prestimosa colaboração de duas especialistas, começaram esta prática há três anos com o objetivo de:
Auscultar as necessidades de formação em contexto no que se refere à Educação Inclusiva.
Identificar pontos fortes e áreas de melhoria na ação estratégica das Escolas.
Estimular o trabalho colaborativo.
Partilhar práticas baseadas em evidência.
Refletir sobre opções e práticas organizacionais, pedagógicas, curriculares no âmbito da Educação Inclusiva.
Refletir acerca de facilitadores e barreiras, nomeadamente no contexto pandémico, e ações de melhoria para responder às necessidades identificadas.
Rede Cidadania - No presente ano letivo (2021/2022) reativaremos a rede da Educação para a Cidadania. As escolas associadas ao CFFH, através dos coordenadores das Equipas de Cidadania e com a colaboração de especialistas, iniciaram esta prática com o objetivo de:
· Avaliar o percurso realizado no âmbito da Educação para a Cidadania.
· Identificar pontos fortes e áreas de melhoria para o futuro.
· Partilhar práticas baseadas em evidência no âmbito da operacionalização e monitorização.
· Refletir sobre opções e práticas organizacionais, pedagógicas, curriculares no âmbito de uma Cidadania ativa.
· Refletir sobre abordagens da Cidadania Global/Digital.
· Estimular a reflexão, a partilha e o trabalho colaborativo.
Rede Digital No presente ano letivo a Embaixadora Digital promove um trabalho de proximidade e de divulgação de práticas com as equipas de desenvolvimento digital das escolas (EDD) sendo planeadas, entre outras 4 ACD A força do digital na educação com os seguintes objetivos:
· Instituir práticas colaborativas facilitadoras da aprendizagem;
· Elaborar recursos educativos digitais de suporte ao PADDE;
· Digitalizar os ambientes de ensino/aprendizagem;
· Desmistificar conceitos para transformar práticas;
· Promover comunidades de prática, para estimular a reflexão e a colaboração em contexto educativo.
· Refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que, com recurso a ferramentas e a ambientes digitais, promovam a qualidade do processo educativo.