Redes de conhecimento, trabalho e partilha do CFFH

2022-03-13 15:30:03

Rede inclusão - As escolas associadas ao CFFH, através dos coordenadores das EMAEI e com a prestimosa colaboração de duas especialistas, começaram esta prática há três anos com o objetivo de:

•  Auscultar as necessidades de formação em contexto no que se refere à Educação Inclusiva.

•  Identificar pontos fortes e áreas de melhoria na ação estratégica das Escolas.

•  Estimular o trabalho colaborativo.

•  Partilhar práticas baseadas em evidência.

•  Refletir sobre opções e práticas organizacionais, pedagógicas, curriculares no âmbito da Educação Inclusiva.

• Refletir acerca de facilitadores e barreiras, nomeadamente no contexto pandémico, e ações de melhoria para responder às necessidades identificadas.

Rede Cidadania - No presente ano letivo (2021/2022) reativaremos a rede da Educação para a Cidadania. As escolas associadas ao CFFH, através dos coordenadores das Equipas de Cidadania e com a colaboração de especialistas, iniciaram esta prática com o objetivo de:

·       Avaliar o percurso realizado no âmbito da Educação para a Cidadania.

·       Identificar pontos fortes e áreas de melhoria para o futuro.

·       Partilhar práticas baseadas em evidência no âmbito da operacionalização e monitorização.

·       Refletir sobre opções e práticas organizacionais, pedagógicas, curriculares no âmbito de uma Cidadania ativa.

·       Refletir sobre abordagens da Cidadania Global/Digital.

·       Estimular a reflexão, a partilha e o trabalho colaborativo.

Rede Digital – No presente ano letivo a Embaixadora Digital promove um trabalho de proximidade e de divulgação de práticas com as equipas de desenvolvimento digital das escolas (EDD) sendo planeadas, entre outras 4 ACD “A força do digital na educação” com os seguintes objetivos:

·       Instituir práticas colaborativas facilitadoras da aprendizagem;

·       Elaborar recursos educativos digitais de suporte ao PADDE;

·       Digitalizar os ambientes de ensino/aprendizagem;

·       Desmistificar conceitos para transformar práticas;

·       Promover comunidades de prática, para estimular a reflexão e a colaboração em contexto educativo.

·       Refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que, com recurso a ferramentas e a ambientes digitais, promovam a qualidade do processo educativo.

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