As Orientações Curriculares para a Ed. Pré-escolar assumem a Matemática como área fundamental na construção e estruturação do pensamento, surgindo, daí, a necessidade de atualização das EI.
O curso de formação - ciclo de seminários - decorrerá em 7 sessões (num total de 20h). Em cada sessão/painel terá um convidado/especialista para um maior aprofundamento e/ou problematização dos conteúdos a analisar: ambientes inovadores; flexibilidade curricular; aprendizagens essenciais e perfil dos alunos; cidadania e cultura democrática; educação inclusiva. Pretende ser uma resposta assertiva às solicitações das escolas/professores do concelho de Fafe.
Esta formação visa facultar aos professores um conjunto de conhecimentos que permitam conceptualizar as DAL, adaptar e utilizar medidas de avaliação que permitam traçar o perfil de dificuldades e conhecer/adaptar estratégias e materiais de intervenção por forma a conduzir a uma melhoria na aprendizagem da leitura. A necessidade de conhecer o enquadramento legal da nova legislação para o desenvolvimento de uma escola inclusiva.
Este Curso (projeto de continuidade) tem uma parte do tempo alocada a visita/aulas de campo. Esta deslocação (este ano aos Açores) é paga por cada formando e é em sede de departamento curricular que a logística é acertada.
A Robótica está cada vez mais na ordem do dia e o CFFH propõe esta ação de formação - 5ª edição - que decorrerá em simultâneo com a RoboParty (evento pedagógico e educacional promovido pela Universidade do Minho) - na qual grupos de professores de variadas escolas experimentam situações de programação e soldadura, atualizam e aprofundam conhecimentos nas mais recentes tecnologias na área da robótica, desde a programação, à utilização de novos sensores/atuadores, construção de peças adequadas ao seu robô, construção de placas eletrónicas, levando para as suas escolas o produto do seu trabalho (robô) para dinamizarem projetos, clubes, aulas
A Autonomia e Flexibilidade Curricular assume-se como uma oportunidade de mobilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem, alicerçadas no trabalho colaborativo entre docentes, no pressuposto de que a matriz curricular a implementar deve potenciar o sucesso de todos os alunos. Com esta ação pretende-se refletir sobre os métodos e a organização pedagógica, gizando estratégias para a sua implementação.
Dada a relevância do empreendedorismo na sociedade atual, impõe-se uma educação que desenvolva o espírito de iniciativa junto das gerações mais jovens. Neste sentido, muitas diretrizes educativas apontam para a premência da promoção da cultura empreendedora e das soft skills, em todas as fases do ensino obrigatório.
Com esta ação, pretende-se potenciar a capacidade dos docentes para que, em contexto escolar, promovam e incutam hábitos de leitura criativa, recreativa e significativa, fornecendo, aos alunos, ferramentas para a sua melhor interpretação e estimulando o contacto frequente com livros.
Para que a História possa cumprir o seu desígnio é necessária não só constante atualização, mas também pensar em conjunto, encontrar pontos de apoio que permitam melhorar profissionalmente. Esta ação servirá para que os docentes de História se (re)encontrem e partilhem os seus conhecimentos e experiências.
Os conteúdos desta formação foram delineados tendo em conta a existência de um novo enquadramento legal para a educação inclusiva e é destinada aos docentes do COLÉGIO DE FORNELOS (FAFE).
A introdução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) constitui um referencial estruturante para a educação escolar nos próximos anos. Este, conjugado com as aprendizagens Essenciais, obriga a que cada disciplina tenha de adequar as suas especificidades criando áreas de competências conectadas com o PASEO. A implementação destas diretrizes pressupõe mudanças efetivas nas escolas, não só em termos de dinâmicas internas, mas sobretudo em contexto de sala de aula.
Despertar e inscrever outra visão e estratégia para a escola é uma necessidade urgente. Os sistemas educativos do século XXI são chamados a dar resposta às necessidades de desenvolvimento de competências nos alunos, de forma explícita e intencional, através de mudanças no desenho curricular. É neste contexto que cabe à escola o papel de validar e valorizar práticas de gestão curricular flexíveis, assumindo decisões curriculares capazes de suscitar um trabalho de formação culturalmente significativo e a investir noutros modos de organizar os espaços e os tempos de trabalho, bem como a proporem um outro tipo de atividade e estratégia que estimulem a inteligência, a autonomia solidária e a participação dos alunos na gestão do quotidiano da sala de aula (Cosme, 2018). É neste sentido que devemos refletir para dar resposta aos novos desafios.
Num tempo marcado por mutações aceleradas e de crescente globalização, com tendência para a massificação e uniformização cultural, e atendendo ao facto de que por parte dos docentes ligados aos estabelecimentos de ensino do meio envolvente ao burgo vimaranense desconhecerem certos aspetos particulares do riquíssimo património arquitetónico vimaranense, pois no ensino superior raramente é abordada, em detrimento de outras perspetivas mais universalistas, parece-nos útil e necessária a observação mais atenta do centro histórico da cidade onde estamos inseridos, porquanto o seu conhecimento proporcionará uma maior articulação entre a escola e o meio envolvente.
Com o crescente desenvolvimento tecnológico, a Robótica está cada vez mais na ordem do dia. Tendo esta área um enorme potencial de empregabilidade num futuro próximo, há imensas atividades criativas e motivadores para os mais jovens, e os professores devem estar atentos e preparados para esses desafios para poderem acompanhar os seus alunos.
A Comunidade Europeia concetualiza o empreendedorismo na sua perspetiva mais ampla: o espírito de iniciativa e o espírito empresarial referem-se à capacidade de os indivíduos passarem das ideias aos atos. Assim, considera-se necessário promover a formação contínua de professores sobre a temática da educação para o empreendedorismo.
Nesta oficina de formação, centrar-nos-emos na construção do sistema de numeração, sentido do número e operações e nas bases do cálculo mental, com recurso às diferentes valências da plataforma HYPATIAMAT: www.hypatiamat.com (aplicações, jogos, materiais para download e banco de problemas).
A presente ação dá continuidade à 1ª edição realizada em 2016 e destina-se a atualização dos conhecimentos de professores, coralistas, introduzindo e divulgando o repertório e as práticas pedagógicas mais atuais na pedagogia coral infantil e juvenil.
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, é proposta uma nova componente curricular nos ensinos básico e secundário: Cidadania e Desenvolvimento. Neste contexto e domínio, coloca-se a necessidade de investir na formação contínua de docentes, no sentido da valorização dos mesmos e da melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos.
Esta proposta de formação surge como mais um modo de tentar dar resposta às solicitações dos colegas sobre a abordagem à resolução de problemas. A abordagem ancorada na resolução de problemas - através do Método do Modelo de Singapura -, proporcionará aos alunos uma estratégia de resolução de problemas assente no desenho de um modelo pictórico (através de barras) para representar quantidades (conhecidas e desconhecidas) e suas relações (parte-todo e comparação) e, deste modo, ajudar os alunos a criar uma imagem das quantidades e relações envolvidas no problema.
O Congresso da Federação de Ginástica de Portugal, este ano, é organizado no Multiusos de Guimarães, nos dias 22 e 23 de Setembro. Com vista a proporcionar aos professores de educação Física, da zona geográfica do CFFH, mais um momento de formação específica dos conteúdos gímnicos adaptados.
Com esta oficina de formação de professores pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa nas suas salas de aula, mostrando-lhes os recursos e as ferramentas necessárias para a concretização dessas práticas, promovendo e apoiando a sua utilização pedagógica e a refletindo criticamente sobre as potencialidades desta aplicação nos seus contextos educativos concretos.
A ação "Relação pedagógica na sala de aula" é uma proposta para professores dos vários níveis de ensino do AE das Taipas e pretende explorar os aspetos inerentes à construção e ao desenvolvimento da relação pedagógica, dimensão indispensável para o sucesso educativo, para os processos de aprendizagem e para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
O principal objetivo deste curso de formação é orientar os docentes, que procuram capacitar-se para atuar na primeira abordagem de uma vítima, prestando-lhes os conhecimentos práticos e teóricos em termos de primeiros cuidados - procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de risco, até a chegada de atendimento especializado.
A educação de alunos com NEE revela-se um desafio constante. Assim, urge responder às necessidades decorrentes da aplicação da legislação, bem como analisar e alargar as práticas educativas, por forma a que todos os professores adquiram os conhecimentos necessários para coordenar o processo educativo dos alunos com necessidades educativas especiais.
Este Curso de Formação tenciona promover, sobretudo, uma cultura de formação e atualização contínua dos docentes de Línguas Estrangeiras ao procurar responder às suas expetativas e suprir as suas necessidades de formação, desenvolvendo práticas de articulação pedagógica didática, de modo metódico.
Esta ação visa desenvolver nos docentes a capacidade para reconhecer as principais características sintomatológicas da Dislexia para que seja possível uma mais rápida identificação destes alunos e, consequentemente, seja possível implementar atividades de reeducação das incorreções leitoras e ortográficas para um maior ajustamento na aprendizagem.
Com esta oficina de formação pretende-se levar os formandos a: - Aprofundar o conhecimento sobre perspetivas teóricas-metodológicas sobre tutoria em contexto escolar; - Aprofundar conhecimentos sobre a construção, implementação e funcionamento de processos de tutoria escolar; - Integrar os modelos e projetos de tutoria na ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens; - Desenvolver competências para a elaboração e implementação de projetos de tutoria que respondam às necessidades específicas dos alunos, apoiadas na mudança sistemática de práticas; - Elaborar e implementar projetos de intervenção tutorial, devidamente fundamentados; - Analisar e debater os resultados e impacto da implementação da ação tutorial.
Com esta oficina de formação de professores, pretende-se dar a conhecer formas inovadoras de integrar as TIC no currículo, com base nos princípios previsto no Future Classroom Lab da EUN, explorando cenários e histórias de aprendizagem com os professores envolvidos, promovendo a sua utilização prática e a reflexão sobre as possibilidades desta aplicação nos seus contextos educativos.
Pretende-se, com esta ação de formação, munir os professores destinatários de uma ampla variedade de recursos que, depois de serem por eles analisados e explorados, os possam aplicar em contexto de sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos. O Hypatiamat é uma plataforma de aprendizagem que está desenvolvida numa interface tecnológica; neste sentido, visa capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por estes ambientes para promover o seu envolvimento na aprendizagem da matemática e melhorar o seu rendimento escolar.
Este curso pretende preparar os professores com competências necessárias à criação de recursos educativos que produzam respostas pedagógicas cada vez mais ajustadas às características, necessidades e interesses dos alunos e da comunidade educativa.
Pretende-se, com esta ação de formação, munir os professores destinatários de uma ampla variedade de recursos que, depois de serem por eles analisados e explorados, os possam aplicar em contexto de sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos. O Hypatiamat é uma plataforma de aprendizagem que está desenvolvida numa interface tecnológica; neste sentido, visa capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por estes ambientes para promover o seu envolvimento na aprendizagem da matemática e melhorar o seu rendimento escolar.
Pretende-se, com esta ação de formação, munir os professores destinatários de uma ampla variedade de recursos que, depois de serem por eles analisados e explorados, os possam aplicar em contexto de sala de aula, com vista à promoção do desenvolvimento matemático dos seus alunos. O Hypatiamat é uma plataforma de aprendizagem que está desenvolvida numa interface tecnológica; neste sentido, visa capitalizar a familiaridade dos alunos e o seu gosto por estes ambientes para promover o seu envolvimento na aprendizagem da matemática e melhorar o seu rendimento escolar.
O principal objetivo deste curso de formação é orientar os docentes, que procuram capacitar-se para atuar na primeira abordagem de uma vítima, prestando-lhes os conhecimentos práticos e teóricos em termos de primeiros cuidados - procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de risco, até a chegada de atendimento especializado.
Com esta AF pretende-se formar os professores (que acompanham as equipas formadas pelos seus alunos) para as mais recentes tecnologias na área da robótica, desde a programação, à utilização de novos sensores/atuadores, construção de peças adequadas ao seu robô, construção de placas eletrónicas ... Esta é uma AF que responde às solicitações formativas das escolas associadas ao CFFH e que já vai na sua 4ª edição.
O Simpósio Musical de Guimarães 2018 é uma iniciativa da SMG, através do seu Centro de Estudos e de Investigação Musical, cujo conselho científico é integrado, maioritariamente, por musicólogos doutorados de várias universidades e instituições de ensino superior portuguesas. Visa a investigação em musicologia e em educação, bem como o apoio à formação de nível superior de professores de música, investigadores e outros interessados neste domínio específico da cultura musical.
Esta ação vem dar resposta à necessidade manifestada pelos professores da área de Ciências Naturais em produzirem novas estratégias para o ensino e temas da Geologia e da Biologia complementares das orientações curriculares. Pretende-se também com esta ação, estimular o trabalho colaborativo, a partilha de experiências e a reflexão conjunta.
Com esta oficina de formação de professores pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa nas suas salas de aula, mostrando-lhes os recursos e as ferramentas necessárias para a concretização dessas práticas, promovendo e apoiando a sua utilização pedagógica e a refletindo criticamente sobre as potencialidades desta aplicação nos seus contextos educativos concretos.
Esta oficina de formação destina-se a apoiar os/as educadores/as a implementarem a proposta das OCEPE, apropriando-se de processos de gestão curricular em que a utilização de instrumentos de observação e registo lhes permitam planear e avaliar de forma dinâmica e interativa o contexto e as aprendizagens das crianças, sendo ainda capazes de utilizar a informação recolhida para comunicar com famílias, colegas e docentes do 1º ciclo.
O desafio que se coloca às escolas é responder aos alunos com necessidades educativas específicas, o que no âmbito de uma escola inclusiva, exige que sejam encontradas respostas para que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração social.
O desafio que se coloca às escolas é responder aos alunos com necessidades educativas específicas, o que no âmbito de uma escola inclusiva, exige que sejam encontradas respostas para que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração social.
A opção pela educação para o empreendedorismo tem implicações nas abordagens educativas, visto que as capacidades empreendedoras dificilmente se desenvolvem através de um ensino e aprendizagem em que o aluno seja passivo e as tarefas rotineiras. Necessita-se, assim, de ambientes de aprendizagem dinâmicos, onde o aluno seja confrontado com propostas/tarefas desafiadoras de modo a ser ativo, reflexivo, crítico, proactivo, sendo desejável a realização de experiências em contextos variados, que implicam a partilha e discussão de diferentes ideias emergentes.
O desafio que se coloca às escolas é responder aos alunos com necessidades educativas específicas, o que no âmbito de uma escola inclusiva, exige que sejam encontradas respostas para que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração social.
Esta oficina de formação tem como finalidade promover e apoiar: A reflexão sobre as novas opções curriculares, a sua exequibilidade e adequação aos contextos de cada comunidade escolar, tornando os documentos curriculares num efetivo instrumento de promoção do sucesso escolar de todos os alunos; A reflexão sobre as práticas profissionais a desenvolver, planeando, concretizando e reformulando práticas letivas, tendo em conta as opções curriculares tomadas, para um ensino centrado nas necessidades de cada aluno; O desenvolvimento de projetos de natureza disciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em conta a diversidade dos alunos e seus contextos, as áreas do saber e os recursos existentes, considerando e integrando práticas de ensino-aprendizagem centradas no aluno.
Sabe-se que os problemas de indisciplina na sala de aula interferem no funcionamento da aula e no desempenho escolar dos alunos, pelo que a adoção de estratégias preventivas se afigura como uma medida eficaz no combate à indisciplina e consequentemente na promoção do sucesso escolar.
Necessidade de munir os diversos intervenientes no combate ao abandono e absentismo; Ambiente de sala de aula regras de conduta de sala de aula desajustadas; Aproximação das famílias às Escolas e Capacitação dos docentes na área de gestão de conflitos.
Numa lógica de conciliação entre as práticas pedagógicas e a sua planificação/ação é fundamental que se pondere a adequação das mesmas aos alunos de hoje, aos objetivos da aprendizagem e aos temas a abordar. Nesta medida, o projeto, enquanto metodologia de trabalho pedagógico acrescenta um forte contributo ao processo ensino/aprendizagem.
O objetivo fundamental desta ação é possibilitar o contacto com os diferentes métodos de ensino, em especial com a aprendizagem cooperativa e colaborativa na sala de aula e, desta forma, rentabilizar ao máximo a relação professor - aluno no domínio do ensino aprendizagem, tendo por objetivo atingir as metas de aprendizagem previstas.
Propõe-se a realização de uma oficina de formação que permita que os docentes se apropriem de conceitos-chave da avaliação formativa, desenvolvam técnicas ativas, construam instrumentos inovadores adaptados ao contexto educativo específico, que se estabeleçam momentos de experimentação e análise dos mesmos com vista ao seu aperfeiçoamento ou reformulação. Deste modo, pretende-se motivar, capacitar e apoiar os docentes a melhor planear, agir, refletir criticamente sobre as potencialidades da avaliação aplicação e ajustar as suas práticas em prol do sucesso das aprendizagens dos alunos.
Propõe-se a realização de uma oficina de formação que permita que os docentes se apropriem de conceitos-chave da avaliação formativa, desenvolvam técnicas ativas, construam instrumentos inovadores adaptados ao contexto educativo específico, que se estabeleçam momentos de experimentação e análise dos mesmos com vista ao seu aperfeiçoamento ou reformulação. Deste modo, pretende-se motivar, capacitar e apoiar os docentes a melhor planear, agir, refletir criticamente sobre as potencialidades da avaliação aplicação e ajustar as suas práticas em prol do sucesso das aprendizagens dos alunos.
Necessidade de munir os diversos intervenientes no combate ao abandono e absentismo; Ambiente de sala de aula regras de conduta de sala de aula desajustadas; Aproximação das famílias às Escolas e Capacitação dos docentes na área de gestão de conflitos.
Esta oficina de formação enquadra-se no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar como estratégia de melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar na disciplina de Matemática.
Esta oficina constitui-se como mais um espaço para refletir, debater, produzir e experimentar materiais que contribuam para o aprofundamento de saberes na disciplina de Matemática e prende-se com a necessidade de, conjuntamente, os professores participantes na Oficina consolidarem saberes e dinâmicas que possam potenciar o desafio pedagógico que é a consolidação do sucesso escolar.
A ação de formação enquadra-se no Plano de Ação Estratégico do Projeto Educativo do AE Fernando Távora, que preconiza como metas a prevenção da indisciplina e a promoção do sucesso educativo.
Propõe-se esta oficina de formação com o propósito do desenvolvimento de uma reflexão cuidada sobre um conjunto de conceitos e respetivos procedimentos relativos à supervisão e, por outro lado, do desenvolvimento do trabalho colaborativo para o desenho e construção de materiais com funcionalidades concretas e práticas, a explorar em contexto de sala de aula/escola.
Os projetos de leitura devem rejeitar tentações de modelo único. Exigem uma atitude aberta, flexível onde caibam múltiplos percursos, os percursos que a diversidade humana aconselha a respeitar, criando um ambiente social favorável à leitura, inventariando e valorizando práticas pedagógicas e outras atividades que estimulem o prazer de ler entre crianças, jovens e adultos (PNL).
Esta oficina constitui-se como mais um espaço para refletir, debater, produzir e experimentar materiais que contribuam para o aprofundamento de saberes na disciplina de português e prende-se com a necessidade de, conjuntamente, os professores participantes na Oficina consolidarem saberes e dinâmicas que possam potenciar o desafio pedagógico que é a consolidação do sucesso escolar.
Este curso de formação visa promover um espaço de reflexão e partilha no âmbito das problemáticas e desafios que as bibliotecas escolares enfrentam. Pretende igualmente gerar oportunidades de discussão e solução para os problemas identificados, contribuindo para uma maior qualidade da ação da biblioteca escolar e consequente melhoria dos resultados das aprendizagens nas escolas.
Com esta oficina de formação pretende-se levar os formandos a: - Aprofundar o conhecimento sobre perspetivas teóricas-metodológicas sobre tutoria em contexto escolar; - Aprofundar conhecimentos sobre a construção, implementação e funcionamento de processos de tutoria escolar; - Integrar os modelos e projetos de tutoria na ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens; - Desenvolver competências para a elaboração e implementação de projetos de tutoria que respondam às necessidades específicas dos alunos, apoiadas na mudança sistemática de práticas; - Elaborar e implementar projetos de intervenção tutorial, devidamente fundamentados; - Analisar e debater os resultados e impacto da implementação da ação tutorial.
O CFFH assume-se, desde a sua criação, como um Centro de Formação com identidade própria e, ao cabo de 25 anos de atividade, tem uma história e preserva memórias que o passar dos tempos foi solidificando. Sempre soube escutar e interagir com as escolas associadas e, consequentemente, com os seus docentes e demais pessoal que nelas trabalha, não só respondendo às suas necessidades formativas, como também propondo ações relevantes para dar resposta(s) às transformações sociais, culturais e educativas que nestas duas décadas e meia foram ocorrendo.
A principal finalidade deste Curso consiste em dotar os professores de um conjunto de competências que lhes permita promover processos de reflexão sustentados e consequentes, capazes de apoiar a concepção, implementação e avaliação de projetos de intervenção no domínio da reorganização das dinâmicas da sala de aula com vista à utilização de práticas pedagógicas diferenciadas.
O Projeto CANTANIA é uma atividade participativa para crianças dos 9 aos 13 anos do Ensino Básico, pelo que se propõe esta ação de formação para os seus professores. Esta inclui a preparação de uma cantata para coro infantil, solistas e grupo instrumental. A cantata intitula-se Partículas e propõe uma abordagem criativa às ciências e à origem da vida.
Avaliar não pode consistir somente em aplicar testes ou provas e dar notas, avaliar vai muito além. A avaliação para uma aprendizagem significativa deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua como um dos aspetos complementares. O processo de avaliação não é o fim de todo o processo, mas o começo de tudo.
A ação "Relação pedagógica na sala de aula" é uma proposta formativa para professores dos vários níveis de ensino. Pretende explorar os aspetos inerentes à construção e ao desenvolvimento da relação pedagógica, dimensão indispensável para o sucesso educativo, para os processos de aprendizagem e para o desenvolvimento de competências socio-emocionais.
Constatada, em algumas escolas associadas a este CFAE, a dificuldade de cumprimento da planificação à disciplina de Português, particularmente desde a entrada em vigor das novas Metas Curriculares, esta medida foi inscrita nos respetivos planos de ação estratégica (cumprimento do artº 11º do DN 4-A/2016, de 16/06). Para efeito de contribuir para a sua superação foi desenhada esta oficina de formação para professores, com o objetivo de mudar as suas práticas, reforçando e consolidando as matérias lecionadas de acordo com a planificação da disciplina de Português, através da realização de oficina de escrita com alunos, tendo em vista o cumprimento, com qualidade, do programa de Português e o aumento da literacia literária dos alunos.
Esta proposta objetiva repensar e aperfeiçoar, por um lado, as próprias competências de comunicação dos professores, e por outro lado, a prática do ensino do Inglês com o auxílio das novas tecnologias. Visa-se, igualmente, a reflexão sobre a influência da utilização das novas tecnologias na prática letiva da língua inglesa na organização e na implementação de atividades em contexto de sala de aula, privilegiando o método best practice.
Ao contar histórias, utilizam-se focos de percepção fantástica para a criação de um estado psíquico em que a mente não está concentrada em uma realidade concreta. A nossa percepção consciente fica amalgamada, sempre, com emoções internas e analógicas, memórias inconscientes e percepções sociais da cultura envolvente, de modo que o simbólico é uma forma subjectiva da sua organização. (Zamith-Cruz). Com base nestes pressupostos e relevando as recomendações dos DN n.º4-A/2016 e nº1-F/2016, no que respeita à necessidade de promover no corpo docente competências que o auxiliem na prática pedagógica e na avalição de aprendizagens, com carácter transversal no âmbito da educação para a cidadania e da compreensão e expressão em língua portuguesa, assim como no desenvolvimento das diversas vertentes das medidas de Promoção do Sucesso Escolar discriminadadas no artigo 11º do DN 4-A/2016, na área curricular de Português, propõem-se esta oficina de formação para responder às necessidades formativas dos docentes das escolas associadas ao CFFH.
Esta iniciativa pretende formar os professores para as mais recentes tecnologias na área da robótica, desde a programação, à utilização de novos sensores/atuadores, a construção de placas eletrónicas...
A formação de hóquei na escola assume extrema importância no incentivo à prática desportiva em geral, promove estilos de vida saudáveis que contribuem para a formação equilibrada dos alunos e melhoria na qualidade do ensino/aprendizagem.
Com esta ação pretende-se que os formandos, através de metodologias de investigação/reflexão-ação, centrada na realidade experimental da vida escolar e valorizando as dimensão formativa e colaborativa, construam, os Planos de Turma, promovendo um real trabalho colaborativo, em equipa e, o diálogo pluri e interdisciplinar, tendo em conta, quer os pares de cada Conselho de Turma, quer os outros grupos pedagógicos da escola/agrupamento e os elementos que, direta ou indiretamente, contribuem e participam na organização dos processos de ensino e de aprendizagem.
Esta oficina de formação visa a atualização de conceções acerca da promoção do desenvolvimento do domínio da linguagem oral, da leitura e abordagem à escrita da área curricular da expressão e comunicação (ME, 1997) no contexto de sala de aula, à luz dos principais resultados das mais recentes investigações nesses domínios. Mais concretamente, esperam-se, no final da oficina, mudanças nas práticas dos formandos ao nível da sala de aula, pois, nas sessões presenciais, visa-se a criação/construção de materiais didáticos adequados que motivem os alunos para desenvolverem competências ao nível da leitura.
Ao longo das duas últimas décadas tem-se assistido a uma redefinição do conceito de empreendedorismo para a qual tem contribuído a forte ação política nesta área desenvolvida no âmbito da Comunidade Europeia, envolvendo simultaneamente as áreas da Educação e Cultura e da Empresa e Indústria.
As aceleradas mudanças na sociedade exigem que os cidadãos sejam cada vez mais criativos e versáteis, dotados de autonomia e iniciativa para enfrentarem e resolverem problemas. Esta exigência implica que a escola e, em particular, os professores de Matemática e das Ciências experimentais como orientadores de um processo de aprendizagem, que se pretende significativo, proporcionem aos alunos um conjunto diversificado de atividades.
A escola e, mais propriamente, o/a professor/a, tem um papel fundamental no processo de intervenção, pois os meios privilegiados para reeducar estes/as alunos/as, passam por fornecer-lhe/s instrumentos diversos e alternativos na aquisição da linguagem e conhecimentos (Esteves, 2011). Desta forma, esta formação está pensada para ajudar o/a professor/a a adquirir os conhecimentos necessários para, em primeira mão, saber diferenciar uma DAE de outros problemas e, ainda, dar resposta adequada ao desafio de diversificar as estratégias educativas de forma a abranger as diferentes necessidades do/as seus/suas alunos/as.
Nesta oficina de formação serão criadas todas as condições para ultrapassar algumas dificuldades sentidas pelos professores na sua prática educativa quotidiana, no sentido de dar respostas a dificuldades ao nível: - da referenciação; - do desenvolvimento de todo o processo por referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; - na elaboração do programa educativo individual e respetiva intervenção educativa adequada aos alunos com NEE; Cada um dos participantes relata as suas experiências pedagógicas, abrindo desta forma espaços de partilha ideias, para que no seu dia-a-dia não sintam qualquer dificuldade em elaborar um PEI com referência à CIF.
Nesta oficina de formação serão criadas todas as condições para ultrapassar algumas dificuldades sentidas pelos professores na sua prática educativa quotidiana, no sentido de dar respostas a dificuldades ao nível: - da referenciação; - do desenvolvimento de todo o processo por referência à Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; - na elaboração do programa educativo individual e respetiva intervenção educativa adequada aos alunos com NEE; Cada um dos participantes relata as suas experiências pedagógicas, abrindo desta forma espaços de partilha ideias, para que no seu dia-a-dia não sintam qualquer dificuldade em elaborar um PEI com referência à CIF.
Com esta ação de formação, espera-se que os docentes atualizem e revejam conceitos matemáticos, familiarizando-se também com novos conceitos que agora surgem e percebendo quer como estes se articulam, quer de que formas essas ideias podem ser trabalhadas com os alunos. Para se atingirem os objetivos gerais da Matemática, principalmente no domínio Números e Operações, é fundamental que o professor proporcione experiências de aprendizagem ativas, significativas e diversificadas.
Com esta ação de formação, espera-se que os docentes atualizem e revejam conceitos matemáticos, familiarizando-se também com novos conceitos que agora surgem e percebendo quer como estes se articulam, quer de que formas essas ideias podem ser trabalhadas com os alunos. Para se atingirem os objetivos gerais da Matemática, principalmente no domínio Números e Operações, é fundamental que o professor proporcione experiências de aprendizagem ativas, significativas e diversificadas. Para que tal aconteça, é imprescindível ter professores mais preparados e atualizados a nível do conhecimento curricular, didático e matemático.
Atualmente, a atividade docente está profundamente marcada pelas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), havendo cada vez mais a necessidade de compreender os processos de transformação dos dados em bruto em conhecimento utilizável. Este curso pretende preparar os professores com competências necessárias à criação de recursos educativos que produzam respostas pedagógicas cada vez mais ajustadas às características, necessidades e interesses dos alunos e da comunidade educativa.
Considerando que a escola atual, bem como os docentes que nela laboram, se debatem com um problema de insucesso, e observando a relevância da participação das famílias como elementos potenciadores de um percurso escolar mais profícuo para os alunos; compreendendo ainda que a relação família-escola se reveste de suma importância para o alcance das diferentes metas educativas e a valorização dos percursos escolares, pela promoção de uma parentalidade positiva, importa atuar no sentido de promover competências afins ao resultado pretendido em termos de envolvimento na escola.
Considerando que a escola atual, bem como os docentes que nela laboram, se debatem com um problema de insucesso, e observando a relevância da participação das famílias como elementos potenciadores de um percurso escolar mais profícuo para os alunos; compreendendo ainda que a relação família-escola se reveste de suma importância para o alcance das diferentes metas educativas e a valorização dos percursos escolares, pela promoção de uma parentalidade positiva, importa atuar no sentido de promover competências afins ao resultado pretendido em termos de envolvimento na escola.
Esta oficina constitui-se como mais um espaço para refletir, debater, produzir e experimentar materiais que contribuam para o aprofundamento de saberes na disciplina de português e prende-se com a necessidade de, conjuntamente, os professores participantes na Oficina consolidarem saberes e dinâmicas que possam potenciar o desafio pedagógico que é a consolidação do sucesso escolar.
A crescente mudança que se vai operando na sociedade (na escola) exige uma educação de qualidade para todos, que contribua para formar cidadãos participativos na construção de uma sociedade assente na cooperação, na parceria, na igualdade de oportunidades.
Com o crescente desenvolvimento tecnológico, a Robótica está cada vez mais na ordem do dia. Tendo esta área um enorme potencial de empregabilidade num futuro próximo, há imensas atividades criativas e motivadores para os mais jovens, e os professores devem estar atentos e preparados para esses desafios para poderem acompanhar os seus alunos.
Pretende-se desenvolver um local de encontro humano, de interação pessoal e de partilha de saberes, pela qual as personalidades ajam umas sobre as outras e se estimulem mutuamente. Uma formação deste tipo pretende transformar a consciência dos professores e, como consequência, as suas ações, levando-os a criticar a sua prática corrente, a adquirir alternativas mais autênticas e, mesmo, a serem capazes de avaliar as ações vigentes nos currículos das Ciências do Ensinos Básico e Secundário. Naturalmente pretende-se que, a partir desta reflexão, mudem as suas práticas com os alunos.
Tendo por princípio que a escola dos nossos dias obedece, de forma mais ou menos assumida, aos princípios da escola de massas (criada há mais de dois séculos) e tendo em conta que a sociedade se alterou de forma profunda nas suas estruturas, podemos questionar em que medida essas alterações sociais/culturais/económicas/políticas/mentais, se refletiram numa nova escola, ou em novas organizações da forma de pensar a escola.
A sociedade quer comunicar com o agora, o hoje, para o futuro. Sim! É fundamental que se preserve a memória, a identidade, as tradições, as lendas e histórias, mas é preciso que se construa a renovação da liberdade em cada ser, que se alicercem estruturas que permitam às crianças e aos jovens um encontro feliz com o imprevisível, com o seu futuro, que construam responsável e criticamente o mundo onde querem viver.
Esta oficina de formação pretende, através dos professores bibliotecários, englobar todas os AE/Escolas de Guimarães, integrando-se, também, nas celebrações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão. O contacto com os textos literários de Raúl Brandão será o leitmotiv que permitirá o desenvolvimento de competências leitoras e a descoberta/desenvolvimento de mecanismos de escrita, tentando dar resposta, também, às solicitações da maior parte das Escolas que, na construção dos seus Planos de Ação Estratégica, consideraram fundamental, o desenvolvimento de oficinas de escrita criativa.
O uso da tecnologia, de acordo com vários estudos, pode promover mudanças na dinâmica da sala de aula e também na forma de ensinar e aprender os conteúdos. A realização de tarefas, com o auxílio do computador e software adequado pode contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais rico, devido ao seu poder motivador e às suas potencialidades. Em particular na área da Matemática existem muitos tipos de software, nomeadamente o GeoGebra, que pelo seu caráter dinâmico próprio se torna um instrumento poderoso para explorar conexões entre a Geometria e a Álgebra, no estudo das funções e da estatística.
Atualmente, a atividade docente está profundamente marcada pelas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), havendo cada vez mais a necessidade de compreender os processos de transformação dos dados em bruto em conhecimento utilizável. O manuseamento de dados faz parte do nosso quotidiano, aparecendo diariamente nos meios de comunicação social em atividades da mais variada natureza, no desporto, na política, na educação, etc., elaborando-se notícias, tomando-se decisões e fazendo-se previsões utilizando processos ou técnicas estatísticas que recorrem ao Excel.
A atividade e o aprofundamento de práticas de escrita criativa está comprovadamente reconhecida como estratégia fundamental para que qualquer indivíduo fortaleça uma relação produtiva e harmoniosa com a escrita, ultrapassando bloqueios, resistências e dificuldades. Torna-se, pois, necessário desenvolver na escola estratégias que favoreçam a escrita criativa, sensibilizar os professores para as vantagens desta atividade e capacitá-los com instrumentos que facilitem a sua operacionalização.
Numa sociedade em permanente devir, as Tecnologias da Informação e Comunicação assumem um papel fundamental e os professores encontram nelas um canal privilegiado para melhorar o seu desempenho na prática pedagógica e estabelecer uma relação mais estreita e mais próxima com os seus alunos. Neste curso de formação os professores dispõem de uma excelente oportunidade de articular conteúdos educativos com as novas tecnologias. Assim, poderão (re)inovar as suas práticas educativas, utilizando software específico para cada uma das áreas do saber.
A crescente mudança que se vai operando na sociedade (na escola) exige uma educação de qualidade para todos, que contribua para formar cidadãos participativos na construção de uma sociedade assente na cooperação, na parceria, na igualdade de oportunidades.
Esta oficina constitui-se como mais um espaço para refletir, debater, produzir e experimentar materiais que contribuam para o aprofundamento de saberes na disciplina de Matemática e prende-se com a necessidade de, conjuntamente, os professores participantes na Oficina consolidarem saberes e dinâmicas que possam potenciar o desafio pedagógico que é a consolidação do sucesso escolar.
A indisciplina e violência nas escolas são sentidas como fatores que contribuem para o aumento dos índices de mal-estar e stress nos diferentes agentes educativos e nos alunos. De acordo com a literatura no domínio, a problemática tende a agravar-se, o que justifica uma leitura e intervenção integradas por parte das escolas e dos diferentes intervenientes no processo educativo. Trata-se de um fenómeno complexo que se manifesta de diversos modos e graus de intensidade, com génese em múltiplos fatores de ordem social, familiar, pessoal e escolar (Amado, 2000; Amado & Freire, 2009; Lopes, 2009; Menezes, 2003).
A razão de ser da realização desta ação de formação prende-se com a necessidade de atualização de conhecimentos dos docentes das mais variadas áreas disciplinares, no âmbito específico das TIC, com viabilidade pragmática em termos didáticos, em particular no que diz respeito ao armazenamento e manipulação de suportes em som, em imagem e no domínio virtual.