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Temos o prazer de o convidar para o lançamento da revista ELO. Esta edição (27ª) tem por título 60/30: os alicerces da escola cosmopolita com vista a assinalar dos 60 anos/30 anos da Declaração/Convenção dos Direitos da Criança.
Dia 2 de dezembro de 2020, pelas 17h
Contamos consigo!
Ver: Medidas excecionais e temporárias na área da formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas (DGESTE)
Ver Circular 18002577F_ Requisitos de progressão na carreira: formação contínua e observação de aulas
Ver também FAQS, publicadas em 21_05_2020, aqui
Nota informativa_DGAE_15 de junho, aqui
2.ª Nota Informativa_DGAE_ Recuperação de 2A, 9M 18D_10 de agosto, aqui
Declaração para deslocações, aqui
Atentos aos documentos estratégicos para a Educação - como sejam os DL 54 e 55/2018, o Perfil dos alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória (PASEO) e à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) o CFFH realizou mais um ciclo de seminários para que os docentes das escolas associadas pudessem partilhar informação indutora de reflexão e debate sobre a escola, e a educação que nela se promove, numa sociedade exigente e de múltiplas cidadanias.
A todos aqueles que aceitaram o desafio, muito obrigada!
Neste livro, com retratos de realidades de Escolas diferentes encontramos um fio condutor comum a preocupação com a aprendizagem de todos os alunos e de cada um, através de dinâmicas de autonomia e flexibilidade curricular para a promoção de uma educação cada vez mais inclusiva, não descurando a educação para a cidadania nas mais variadas dimensões. Cada artigo aborda aspetos fundamentais e estruturantes desta transformação da Escola, apropriada por cada contexto educativo (In Prefácio).
Em 2020 realizar-se-á a 14ª edição do concurso Penha à Vista. São catorze anos de criatividade, imaginação e sonho! E para continuarmos a sonhar, este ano propomos como tema A lenda do Monte da Penha Catarina a Pastora. A representação dos sonhos deve, por certo, entusiasmar as crianças e os jovens, dando suporte à criação de trabalhos:
coloridos ou monocromáticos;
aos quadradinhos ou em poesia
vividos ou ficcionados,
narrados ou rabiscados...
O eBook resultado do evento realizado no final do passado ano letivo, na UMinho, Azurém, com a colaboração do CFFH - I Congresso Internacional Crosscut sobre o Ensino Transversal _ Flexibilidade Curricular e Inovação - foi publicado.
Pode descarregar o PDF aqui.
Boas leituras!
O lançamento da 26.ª Edição da revista Elo, intitulada: "Trajetos de autonomia: ideário e (re)construção" decorreu no dia 17 de julho de 2019, pelas 15.30h, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.
Foi convidada a Doutora Ariana Cosme, estando a apresentação da revista a cargo do Doutor Carlos Machado e da Doutora Dalila Durães.
A revista estará online em https://www.cffh.pt/?pagina=elo
Este ano realizou-se a 13ª edição do concurso «Penha à Vista», denominada:
"Penha à vista: histórias escondidas entre folhas e granitos".
Contamos com um total de 199 trabalhos na área do desenho, sendo 66 do pré-escolar, 15 do 1º CEB e 118 do 2º CEB.
Relativamente à área da escrita, contamos com 8 trabalhos a concurso, sendo 1 do 1º CEB e os restantes do 2º CEB.
A entrega de prémios e certificados de participação realizou-se no dia 21 de julho de 2019, às 12 horas, na Penha.
No passado dia 19 de junho, das 15:00 às 18:00 horas, na Escola Secundária Francisco de Holanda, decorreu uma sessão que teve como finalidade traçar estratégias conjuntas visando a operacionalização de uma rede de trabalho, envolvendo elementos de todas as Escolas/AE associadas/os ao CFFH, com vista à partilha e reflexão de práticas avaliativas de modo a potenciar sinergias para inovar/transformar as práticas de avaliação na sala de aula.
O seminário preencheu os requisitos para ser reconhecido como ACD, nos termos do Despacho 5741/2015, de 29 de maio.
Consulte o desdobrável aqui.
Inclusão: do paradigma à prática pedagógica
No passado dia 02 de julho, entre as 10:00 e as 17:00 horas, decorreram as Jornadas Pedagógicas do AE Santos Simões, onde a comunidade educativa foi convidada a refletir sobre os principais desafios impostos pelo objetivo de uma educação de qualidade e rigor.
De salientar que foram reunidos os requisitos para as Jornadas Pedagógicas serem reconhecidas como ACD, com a duração de 6 horas, nos termos do Despacho 5741/2015 de 29 de maio.
Para além de comunicações, as Jornadas tiveram um momento de 3 workshops, nos quais as práticas pedagógicas e estratégias inovadoras foram apresentadas de forma mais interativa e dinâmica.
O NE25A, em pareceria com o CFFH, realizou mais uma edição do Cidadania(s), este ano dedicada à discussão/debate sobre os desafios que se colocam às atuais democracias. Os docentes foram convocados a refletir, entre outros assuntos, sobre o futuro para a democracia na Europa face aos avanços de ideias que não correspondem ao ideal europeu, pelos três oradores convidados: David Justino, Ana Gomes e José Adelino Maltez.
A edição deste ano ficou marcada por uma elevada adesão e pela qualidade do debate/discussão, que em muito se deveu à excelência dos oradores presentes.
O CFFH e os AE Fafe promovem a sessão EDUCAÇÃO INCLUSIVA, com a Dra Filomena Pereira (integrada no curso de formação - Contributos para o Sucesso Educativo II).
Esta sessão decorrerá no dia 29 de maio, na sala Manuel D'Oliveira, em Fafe.
Pela relevância do seu conteúdo e pela qualidade e rigor científico da oradora foi uma excelente oportunidade de conhecimento.
Contamos consigo!
Nos dias 17 e 18 de maio realizou-se o Congresso ASSP 2019 que apresentava como objetivo a promoção de uma reflexão alargada e sustentada sobre a Escola e os Alunos, ajudando dessa forma os Professores a encontrar linhas de pensamento e atuação que levem à integração das novas vias pedagógicas e legislativas, permitindo-lhes cumprirem-se como formadores de cidadãos do século XXI.
O Congresso contou com a presença de diversos oradores e apresentou os seguintes painéis:
- Painel I: Educação e Cidadania;
- Painel II: Aplicabilidade da Educação Inclusiva;
- Painel III: Flexibilidade Curricular e o Perfil do Aluno;
- Painel IV: Contributos para o Desenvolvimento do Perfil do Aluno.
Com esta ação, pretende-se potenciar a capacidade dos docentes para que, em contexto escolar, promovam e incutam hábitos de leitura criativa, recreativa e significativa, fornecendo, aos alunos, ferramentas para a sua melhor interpretação e estimulando o contacto frequente com livros.
O CFFH promoveu, mais uma vez, o Ciclo de Seminários, este ano intitulado: "Perspetivas da escola: novos imaginários".
O Ciclo de Seminário decorreu com elevado sucesso, quer pela participação registada quer pela proeminência dos oradores presentes: Cândido Varela de Freitas, Maria João Horta, J. C. Morgado, Francisco Teixeira, Marta Brites, Fátima Chorão Sanches, Nádia Ferreira e J. A. Pacheco.
Queira, por favor, atualizar os seus dados na "base de dados" da nova plataforma do CFFH.
Faça o login (canto superior direito) e, no mesmo local, escolha "completar a minha inscrição", pois só assim poderá continuar a inscrever-se em ações de formação.
Decorreu nos dias 19 e 20 de outubro, em Santo Tirso, o 14º Congresso Nacional dos Centros de Formação de Associação de Escolas.
Mais informações em: http://cffh.pt/cffh/public/files/2018-09/flyer.pdf
O Manual de Apoio à Prática pode ser descarregado aqui
O lançamento da 25ª Edição - 'edição prata' - da revista Elo, decorreu no passado dia 03 de julho, no Paço dos Duques, em Guimarães.
Tivemos o privilégio de ouvir o Prof. Doutor António Nóvoa e o comentário do Prof Doutor JC Morgado.
Ver notícia em: https://correiodominho.pt/
Se tiver curiosidade, pode encontrar os 25 números já publicados aqui.
Realizou-se nos dias 28 e 29 de junho o Congresso "Curriculum Flexibility and innovation" em Guimarães.
No dia 15 de março 2018, estivemos na Futurália, no Espaço Capital Humano.
Experiência interessante, mas cansativa!
O CFFH criou um espaço de partilha de ideias e experiências denominado "CIRCOS: Comunicar, Intervir, Refletir, Colaborar, Operacionalizar e Socializar".
Aqui, os formandos e formadores podem, numa mesma sala, recorrer e trocar materiais produzidos em contexto formativo (repositório) e, ainda, criar novos materiais a partir das ideias/conhecimentos/sinergia da formação, podendo-se, assim, constatar os efeitos produzidos pela frequência da ação no que refere a mudança de práticas, procedimentos e/ou criação/reprodução de materiais didáticos.
Foi homologado (através do Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho) 'o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória que se afirma como referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos'.
O documento pode ser consultado aqui.
O CFFH é parceiro do projeto europeu CROSSCUT: Cross-Curricular Teaching,juntamente com o IE da UMinho e 5 escolas secundárias (3 de Guimarães, 1 de Vizela e 1 de Fafe).
Trata-se de um projeto de grande ambição e com um elevado número de participantes, com duração de 3 anos, que propõe revolucionar as práticas educativas inovadoras no Ensino Secundário, assim como capacitar professores para o ensino transversal e o trabalho colaborativo.
Ver noticia completa em: http://cffh.pt/cffh/public/files/2017-05/projeto-crosscut.pdf