Hoje, ser professor é…

05-12-2025

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE, 2006), há cerca de vinte anos alertava que "as sérias dificuldades para recrutar professores qualificados em número suficiente para substituir o grande contingente de docentes que deixarão a profissão nos próximos cinco a dez anos, devido a múltiplos fatores, entre eles a aposentação, em Portugal não terá sido acautelado". Assim a questão orientadora da proposta desta ação prende-se com este problema que agora é demasiado evidente nas escolas: Porque é que estando diagnosticado atempadamente, não foi devidamente acautelada a formação de professores. O que é ser professor na atualidade? Quais as características de um profissional da educação? Quais as preocupações com a sua formação (inicial e contínua)? Que medidas sociais e políticas devem ser tomadas para atrair, desenvolver e reter nas escolas, os professores? Teremos docentes capacitados para as novas exigências da escola atual? Como cativar os mais jovens e habilitados para esta profissão? Será que a par destas preocupações, o “novo mundo” promove o bem-estar dos seus profissionais de educação? Vivemos tempos de inexoráveis mudanças e esta é a justificação para reivindicar a transformação da escola e dos seus profissionais, de forma a acompanharem (e até liderarem), estas mudanças globais. Neste ciclo vamos tentar dar resposta ou pelo menos suscitar o debate e a informação sobre estas temáticas, de modo a continuarmos a contribuir para o enriquecimento da escola pública.

16 de abril a 16 de maio de 2026

Duração15 horas. 15
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-137260/25